[Jul/19] Como desenvolver a criatividade infantil? Veja nossas dicas!

3 minutos para ler

As crianças aprendem ao explorar o mundo, por isso observam tudo ao redor, fazem perguntas e, é claro, brincam bastante. Nascem curiosas e inventivas, pois têm uma imaginação sem limites.

Apesar disso, é essencial que a família dê uma forcinha nesse processo, criando ambientes, brincadeiras e outras situações que estimulem a criatividade infantil. Isso porque essa competência será importante para o desenvolvimento do pequeno, já que auxilia na resolução de problemas, a superar desafios e a inovar.

Mas como trabalhar esse lado criativo das crianças? Confira nosso post e fique por dentro de algumas dicas para você colocar em prática!

Crie um mundo de fantasia

A família deve propiciar um ambiente lúdico para a criança em casa, a fim de que ela solte a imaginação. Mas como criar um mundo de fantasia? Monte uma cabana com o auxílio de duas cadeiras e um cobertor, utilize uma caixa de papelão como carrinho ou coloque uma toalha nas costas e vire um super-herói. O importante é participar das brincadeiras!

Visite lugares que estimulam a imaginação

Saia da rotina e leve a criança para lugares novos. Não precisa ser uma grande viagem, pode ser no parque, teatro, planetário, museu, zoológico ou no circo. O fundamental é que ela possa ter novas vivências. Nesses passeios, deixe o pequeno livre para fazer observações e perguntas.

Conte histórias

Os livros são excelentes para a educação das crianças e também para estimular a criatividade infantil. Então separe um tempinho para fazer a contação de histórias. É importante interpretar os personagens durante a leitura e fazer mudanças na entonação da voz. Ao final da história, você pode pedir para a criança recontar o que foi lido, o que certamente vai dar asas à imaginação dela.

Utilize brinquedos pedagógicos

A família pode trabalhar a imaginação da criança com brinquedos pedagógicos, direcionados para a faixa etária dela. Eles auxiliam o pequeno a inventar histórias, criar cenas e personagens. E é claro que os adultos podem e devem participar da brincadeira.

Aproxime a criança da arte

Deixe-a rabiscar e desenhar em uma cartolina e ofereça giz, lápis de cor e tintas para que possa soltar a imaginação. Não crie regras nesse processo: a árvore pode ter folhas coloridas e o carro pode ter asas. O fundamental é que ela coloque suas ideias no papel.

Falando em arte, a família pode também fornecer sucatas como papelão, caixas de leite, garrafas PET, cola, tesoura e fita adesiva para que os pequenos criem seus próprios brinquedos.

Incentive o pequeno a elaborar questionamentos

As crianças são curiosas, por isso não censure suas perguntas. Por outro lado, estimule seus questionamentos, indagando por que ela quer saber tal assunto, por exemplo. Essa é uma das maneiras que elas utilizam para explorar o mundo e para aprender, o que vai contribuir para aflorar seu lado criativo.

Viu só como a família tem um papel especial para estimular a criatividade infantil? O fundamental é propiciar momentos de brincadeira em casa, sempre tomando cuidado com o excesso de regras e críticas para não limitar a imaginação dos pequenos.

Gostou das nossas dicas? Então veja também como o brincar livre estimula a criatividade das crianças!

Posts relacionados

Deixe uma resposta