Brinquedos que estimulam a leitura: entenda como utilizar!

3 minutos para ler

Ter um jovem leitor dentro de casa pode trazer benefícios para o processo de aprendizagem, o desenvolvimento da capacidade de raciocínio e até melhorar as notas escolares!

E isso não é questão de sorte: esse gosto deve ser incentivado nas crianças. De preferência, até mesmo antes de elas começarem a ler — normalmente, nessa fase, os pequenos já querem brincar por aí, e pode ser um pouco mais complicado incentivá-los a tirar um momento para a leitura.

Pensando nesse importante tema, preparamos este post em que apresentamos alguns brinquedos que estimulam a leitura e algumas dicas para estimular esse hábito na criança. Confira!

Desenvolva o hábito da leitura em você

Crianças tendem a repetir os hábitos de seus cuidadores. Para você, por exemplo, uma leitura pode ser muito relaxante antes de dormir, após acordar ou no fim de semana.

Como crianças geralmente chamam a atenção de seus responsáveis, é provável que elas queiram essa competição com o livro que você tem em mãos. Pode, então, partir daí o despertar delas para esse artefato.

Busque livros interativos

Com seis meses, os bebês já começam a procurar objetos que os atraiam. Nesse contexto, livros tipo pop up, com fantoches, de montar, de tecido ou de banho conseguem prender a atenção e saciar a busca deles por pegar e interagir com o livro.

Por isso, os livros interativos estão entre os melhores brinquedos que estimulam a leitura: eles acostumam a criança com o objeto antes mesmo que ela saiba como decodificá-lo. Sendo assim, quando chegar a hora de aprender a ler, ela já estará familiarizada em passar um tempo com o livro.

Leia junto com seu filho

Como falamos, a criança pode querer atenção e afeto ao ver você lendo um livro, e esse contato afetuoso é muito importante para o desenvolvimento de uma saúde psicológica saudável.

Reserve um momento sem pressa para ler para o pequeno e inventar histórias junto a ele. É normal que ele não queira seguir a linearidade da história que está vendo e ouvindo: deixe que a mente criativa dele faça esse passeio pela imaginação!

Busque a reflexão

Em cada história, seja inventada, seja seguindo um livro, procure encontrar a moral dela e conversar com a criança sobre isso. Essa ocasião, em que ela normalmente está relaxada e aberta para conversa, é ótima para reforçar a educação em casa.

Buscar reflexão e diálogo com o auxílio de brinquedos que estimulam a leitura vai ser bem melhor do que as broncas. Muitas brigas acabam apenas estressando as duas partes, enquanto esses momentos estreitam e enriquecem os laços.

Compre brinquedos que estimulam a leitura

Como brincar é natural das crianças, é interessante que você insira outros brinquedos na nova rotina. Veja alguns exemplos que podem incentivar a leitura nos pequenos:

  • palavras-cruzadas para montar;
  • alfabeto magnético;
  • caça-palavras;
  • sílabas;
  • livros de pano para bebês;
  • criação de peças de teatro.

A imaginação deve fluir tanto nas brincadeiras quanto no uso dos brinquedos que estimulam a leitura. Essa liberdade para o mundo da fantasia deixa a criança mais segura na hora de brincar, com menos medo de erros. Logo, mais aberta ao aprendizado.

Quer saber como nosso produto pode ajudar a desenvolver o gosto pelo mundo das histórias? Entre em contato conosco. Teremos muita satisfação em falar com você.

Posts relacionados

Deixe uma resposta