A magia na contação de histórias: como fazer as crianças entrarem nesse mundo de fantasia

4 minutos para ler

É difícil dizer ao certo há quanto tempo a contação de histórias faz parte das nossas vidas. Afinal, nossos antepassados já utilizavam essa arte com o intuito de entreter, passar valores e transmitir para as novas gerações suas crenças e tradições.

Hoje, contar histórias é uma atividade empregada para contribuir com o desenvolvimento das crianças. Dessa forma, possibilitamos que os pequenos mergulhem em um mundo de magia, que desperta sua imaginação.

Há quem acredite que existe uma técnica para contar histórias e que apenas profissionais conseguem fazer isso, mas não é verdade! Você também pode fazer o seu filho mergulhar em um mundo de fantasia e desenvolver habilidades.

Continue lendo para descobrir como promover esses momentos de interação com seu pequeno!

O que é a contação de histórias?

A contação de histórias é uma arte que não tem segredos. Ela consiste justamente em passar para outras pessoas acontecimentos, que podem ser baseados em fatos reais, lendas, folclore, criados por um autor e até mesmo o pelo próprio contador de histórias.

Para fabular não existe uma regra geral que deva ser seguida. Não há uma técnica que todos devem praticar, porque cada um descreve os fatos a sua maneira, entretém o seu público com seu carisma e a interpretação que faz.

A contação de histórias consiste em prender a atenção — nesse caso das crianças — para que elas consigam ver os fatos acontecendo, assimilem as informações e tenham vontade de continuar aprendendo, conhecendo e desvendando o mundo.

O que a leitura e a contação de histórias têm em comum?

Geralmente um contador de histórias estuda os fatos que quer transmitir para o seu público e, então, se preocupa em fazer uma interpretação para dar mais dinâmica e vida para sua apresentação. Pode até mesmo usar roupas coloridas e elementos que prendem a atenção das crianças.

Mas você não precisa fazer tudo isso para contar histórias para o seu filho. Um momento de leitura junto dele produz o mesmo efeito positivo, e qualquer pessoa pode ler uma história para uma criança, não é verdade?

Ao ler para o seu filho, ao mesmo tempo em que você cria um vínculo ainda mais forte com ele, também é estimulado o hábito da leitura. Isso porque ele perceberá a magia que vem dos livros e poderá entender como os livros proporcionam diversos prazeres, como “viajar sem sair do lugar”, conhecer mundos diferentes, lugares onde a magia e a fantasia são reais.

Ou seja, você também pode ser um contador de histórias, pode estimular o desenvolvimento da criança e fazer com que ela perceba o prazer da leitura. Assim, ela verá que pode buscar suas próprias respostas e conhecer coisas diferentes pelas páginas de um livro.

Qual é o impacto da contação de histórias no desenvolvimento infantil?

A contação de histórias, seja ela por meio da interpretação ou lendo um livro, impacta de forma positiva o desenvolvimento das crianças. Como você pode ver, essa atividade estimula o interesse da criança pela leitura.

Essa arte também possibilita um maior contato com a Língua Portuguesa e permite que os pequenos desenvolvam seu vocabulário, favorecendo a comunicação oral e escrita, além de desperta a imaginação, a criatividade, a habilidade de interpretar, promove reflexão e o senso crítico.

Assim, a criança trabalha emoções e sentimentos, tem contato com exemplos que fazem com que ela perceba como devem ser as interações interpessoais. Ou seja, suas habilidades sociais também são despertadas e treinadas.

Quando são os pais que contam as histórias, esses momentos aumentam ainda mais o vínculo com seus filhos, principalmente no caso das crianças menores. Mas independentemente da idade do pequeno, essa é uma excelente atividade para se aproximar dele.

A contação de histórias é uma atividade divertida que aproxima pais e filhos, promove o desenvolvimento infantil e ainda estimula a leitura. É uma forma simples e prazerosa de apresentar o mundo ao seu filho e fazer com que ele aprenda cada vez mais.

Existem outras maneiras de incentivar a leitura infantil. Ficou curioso? Então faça o download gratuito deste material e confira outras dicas práticas de como fazer isso!

Posts relacionados

Deixe uma resposta